Os modelos híbridos "plug in", com baterias passíveis de serem carregadas com uma ligação à corrente, são a melhor alternativa para quem aposta na mobilidade eléctrica. Evitam os condicionalismos da autonomia e a morosidade dos carregamentos dos motores cem por cento eléctricos, e já há propostas tão interessantes como o BMW 530e iPerformance com 252 cv de potência combinada entre um bloco 2.0 de quatro cilindros a gasolina e um motor eléctrico.
HABITÁCULO. O que acontece com a imagem exterior tem uma correspondência natural num habitáculo que pouco muda em termos de imagem, para além do painel de instrumentos digital com informações focadas para o carácter híbrido, complementado por um ecrã onde surge a navegação e tudo o que tem a ver com info-entretenimento e conectividade, onde a factura começa a subir. O som surround Harman/Kardon é excelente, mas custa 918 €, o comando gestual do ecrã central são mais 221 €, e a conectividade Bluetooth e USB com carregamento custa 496 €. Depois, é tudo a somar. Os bancos desportivos custam 536 € e quem quiser um simples cinzeiro/isqueiro tem de pagar 48,78 €...
Mas a grande diferença deste 530e passa pelos modos de condução propostos. Para além do Ecopro, Comfort, Sport e Adaptative, já conhecidos em vários outros modelos da gama, também estão disponíveis três novas propostas à medida de uma condução híbrida: o Auto eDrive pode ser utilizado até 90 km/h numa perspectiva ecológica; o Maxi eDrive permite chegar aos 140 km/h, apenas em modo eléctrico e com as baterias em plena carga; e em Battery Control o condutor tem acesso a todo o potencial do motor eléctrico e do de combustão interna, podendo passar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atingir os 235 km/h, podendo também gerir esse potencial entre 30 e 100 por cento, ou carregar as baterias em andamento.
Mas, como é difícil ir contra as leis da física, o excesso de peso acaba por ser evidente nas alterações de eixo de apoio em curva e sobretudo nos consumos. Em cidade, onde a recuperação da energia das desacelerações e travagens é mais evidente, é possível realizar médias próximas dos 7,0 litros/100 km, mas em auto-estrada, quando a dinâmica deste modelo convida a andar para a frente, não é difícil ultrapassar os 8,5 litros/100 km. Não dá para ter "sol na eira e chuva no nabal"...
Ficha técnica
Motorização: Híbrida
MOTOR DE COMBUSTÃO
Cilindrada: 1.998 CC
Potência máxima: 184 cv/5.000-6.500 rpm
Binário máximo: 290 Nm/1.350-4.250 rpm
MOTOR ELÉCTRICO
Potência máxima: 113 cv/3.170 rpm
Binário máximo: 250 Nm/0-3.170 rpm
SISTEMA HÍBRIDO
Potência máxima: 252 cv
Binário máximo: 420 Nm
Velocidade máxima: 235 km/h
0 a 100 km/h: 6,2s
Consumo médio: 1,9 l/100 km
Emissões de CO2: 44 g/km
Preço desde: 62.200 €
Preço versão ensaiada: 77.769 €
+ DINÂMICA. O prazer de condução é inquestionável num modelo onde a electrificação pesa 230 kg.
- OPCIONAIS. Na BMW e nas suas congéneres alemães tudo é possível e tudo custa dinheiro. É sempre a somar...